Sucursal da DPOEX sem autorização para operar em Macau — Autoridade Monetária
Macau, China, 14 set 2019 (Lusa) - A Autoridade Monetária de Macau alertou hoje que "a sucursal de Macau da DPOEX [Bolsa de Valores da Ásia] nunca foi autorizada para o exercício (...) de quaisquer atividades financeiras" no território.
Em comunicado, as autoridades apelaram à população para efetuar apenas "as suas transações financeiras através das instituições (...) autorizadas, de modo a evitar a burla e prejuízos desnecessários".
"O exercício não autorizado, por quaisquer pessoas ou entidades, de operações reservadas às instituições financeiras sujeitas à supervisão, constitui uma 'infração de especial gravidade' (...), podendo ser aplicada uma multa no máximo de cinco milhões de patacas [560 mil euros]", sublinha-se na mesma nota.
No 'site' da DPOEX, pode ler-se que, "de acordo com as características da Região Administrativa Especial de Macau, a DPOEX criou um novo modelo de bolsa de valores - ou seja, todas as empresas listadas na Bolsa de Valores da Ásia possuem um sistema interno de negociação de ações para emissão, negociação e liquidação".
No mesmo 'site', a DPOEX publicita as suas plataformas e subsidiárias que fornecem sistemas de negociação, investimento e de serviços corporativos: Asian Corporate Holding, Macau Stock Exchange (Macau Securities Exchange), Asian Macau Enterprise Blockchain Technology e Asian (Macau) Enterprise Information.
JMC // HB
Lusa/Fim