icon-ham

Sexto caso importado de dengue em Macau

epa07421365 A demonstrator wears a mask outside the US Consulate in Hong Kong, China, 08 March 2019. Demonstrators and members of Real Hong Kongers' View group, protested against recent comments by Kurt Tong, the Consul General of the USA to Hong Kong and Macau, claiming that Tong is interfering in the internal affairs of the Hong Kong Special Administrative Region (SAR). Tong had said incidents like the banning of a political party, disqualification of election candidates and expulsion of a foreign journalist were causes for concern regarding the One Country, Two Systems principle and that would affect Hong Kong's status as an international business centre.  EPA/JEROME FAVRE

Os Serviços de Saúde de Macau (SSM) registaram em julho o sexto caso importado de febre de dengue, numa altura em que o surto nas regiões vizinhas eleva o risco de uma epidemia no território.

“Até ao momento, este ano, os SSM receberam um total de seis casos importados de febre de dengue, os três últimos casos foram importados do Camboja, os outros dois da Malásia e um das Filipinas”, indicaram, em comunicado.

Os Serviços de Saúde voltaram a apelar à prevenção e pediram aos médicos que estejam atentos a pacientes suspeitos de febre de dengue, sublinhando que o Laboratório de Saúde Pública proporciona o teste, de forma gratuita, a todas as instituições.

No Camboja, entre o início de 2019 e o final de junho, foram registados mais de 13.000 casos de febre de dengue, dos quais resultaram 24 mortes.

Em Taiwan, segundo a imprensa local, foram já registado 38 casos locais de febre de dengue, o número mais elevado dos últimos dez anos.

“Com condições climatéricas favoráveis, níveis epidémicos elevados nas regiões vizinhas, o risco de ocorrência de casos de febre de dengue e a sua propagação é elevado”, pode ler-se numa nota dos SSM divulgada em junho.

“Uma vez que Macau tem registado a ocorrência de chuvas e existem inúmeros recipientes, ao ar livre, propensos à acumulação de água, a possibilidade de multiplicação de mosquitos é muito elevada”, acrescenta.