icon-ham
haitong

Macau: Viúva de Deng Xiaoping na transferência de poderes

Arquivo Lusa 1999

Pequim, 26 Nov (Lusa) - A viúva do antigo líder chinês Deng Xiaoping, Zhuo Lin, irá a Macau assistir à transferência de poderes, na noite de 19 para 20 de Dezembro, revelou hoje a agência noticiosa oficial chinesa.

Zhuo Lin, 83 anos, acompanhará o presidente Jiang Zemin, que chefiará uma delegação composta por 82 personalidades da República Popular da China, entre as quais o primeiro-ministro, Zhu Rongji, o vice-primeiro-ministro Qian Qichen e o ministro da defesa, Chi Haotian.

Vários ministros e lideres da Assembleia Nacional Popular fazem também parte da delegação, assim como o chefe do futuro governo de Macau, Edmund Ho, e o presidente da Associação Comercial Chinesa  do território, Ma Man-Kei.

A viúva de Deng Xiaoping assistiu também à cerimónia da transferência de poderes em Hong Kong, realizada na noite de 30 de Junho de 1997, cerca de quatro meses depois da morte do seu marido.

Deng Xiaoping, o "arquitecto-chefe das reformas" que nos últimos vinte anos transformaram a pobre e isolada China numa grande potência económica, foi também o principal impulsionador da fórmula "um país, dois sistemas".

Segundo aquela formula, já aplicada em Hong Kong, o sistema económico e o "estilo de vida" de Macau não serão alterados após a integração do território na República Popular da China.

Lusa/Fim