Macau/99: Portugal e China acordam no local das cerimónias da transferência
Arquivo Lusa 1999
Macau, 10 Fev (Lusa) - Portugal e China acordaram hoje no local onde vão decorrer as cerimónias de transferência da administração a 19 de Dezembro de 1999, anunciou o embaixador Santana Carlos, chefe da parte portuguesa no Grupo de Ligação Conjunto Luso-Chinês (GLC).
Santana Carlos disse, no final de um encontro com o seu homólogo chinês Han Zhaokang, que as duas partes haviam concordado que a cerimónia de transferência de poderes se realizará numa
construção temporária a ser erguida na zona anexa ao Centro Cultural de Macau (CCM), nos aterros do Porto Exterior.
No CCM decorrerá, antes da transferência de poderes, uma cerimónia organizada por Portugal destinada a assinalar o fim da administração portuguesa.
Após a cerimónia do arriar da bandeira portuguesa às 24:00 de 19 de Dezembro de 1999 e do hastear da bandeira da República Popular da China às 00:00 do dia 20 de Dezembro, ocorre a investidura do governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) e dos membros da Assembleia Legislativa e Tribunais que se realiza no Forum de Macau.
Fontes da parte chinesa disseram à agência Lusa que esta solução "mostra o desejo de se fazer uma cerimónia conjunta", salientando o facto de que "existe também o desejo das autoridades de
Pequim de poder contar com os representantes de Portugal na cerimónia de investidura dos principais responsáveis da RAEM".
Os embaixadores Santana Carlos e Han Zhaokang classificaram a solução encontrada hoje como "satisfatória para Macau e para a sua população" e "digna para a importância do acto".
Lusa/Fim