icon-ham
haitong

Macau/99: Caneta em ouro comemorativa da transferência custa 232 contos

Arquivo Lusa 1999

Macau, 23 Set (Lusa) - A caneta em ouro comemorativa da transferência da administração de Macau de Portugal para a China foi colocada à venda ao preço de 10 mil yuan ou 8.800 dólares de Hong Kong.

Esta caneta, fabricada pela Beijing Gold Star Writing Instrument Manufacturing Co., é uma edição aprovada pelo Gabinete do Conselho de Estado da República Popular da China para os assuntos de Hong Kong e Macau.

Enquanto os extremos da caneta são em ouro, com o topo superior a apresentar uma imagem gravada do Templo do Céu em Pequim, na tampa e no corpo existem três anéis feitos com zircões. Há ainda na tampa um zircão de grandes dimensões que, de acordo com a versão oficial, representa o conceito "Um país, dois sistemas".

A outra imagem gravada nesta caneta oficialmente sancionada é o Farol da Guia, que representa o regresso de Macau à República Popular da China.

Com uma tiragem de 1.999 exemplares, a caneta que apresenta o último número da série será entregue para exposição ao Museu da Revolução em Pequim.

A caneta número 0001 será oferecida a Jiang Zemin, presidente da República Popular da China, e a número 1955 a Edmund Ho, chefe do executivo designado da futura Região Administrativa de Macau (RAEM).

Lusa/Fim