icon-ham
haitong

Macau/99: Vice-pm chinês volta sexta-feira ao território

Arquivo Lusa 1999

Pequim, 20 Abr (Lusa) - O vice-primeiro-ministro chinês Qian Qichen voltará a Macau na próxima sexta-feira para presidir à primeira reunião do Comité de Selecção que vai escolher o chefe do futuro governo do território.

Fonte do Gabinete do Conselho de Estado chinês para os Assuntos de Hong Kong e Macau disse à agência Lusa que Qian Qichen chegará a Macau cerca das 08.00 (01.00 em Lisboa), vindo de Zhuhai,  uma zona económica especial adjacente ao território sob administração portuguesa.

Qian Qichen visitou Macau há cerca de um mês, pela primeira vez, para assistir à inauguração do Centro Cultural do território e encontrar-se com o presidente português, Jorge Sampaio.

Membro do Politburo do Partido Comunista Chinês, cúpula do poder na China, Qian Qichen é também presidente da Comissão Preparatória da futura RAEM (Região Administrativa Especial de  Macau).

O referido Comité de Selecção, composto por 200 residentes de Macau, 15 dos quais portugueses, foi constituído no dia 10 de Abril, em Pequim.

De acordo com o regulamento aprovado pela Comissão Preparatória da RAEM, Qian Qichen presidirá às reuniões do Comité de Selecção.

A escolha do chefe do primeiro governo chinês de Macau está prevista para dia 15 de Maio. Entretanto, nos dias 07, 08 e 09 de Maio, os candidatos serão questionados pelo Comité de Selecção.

Nove residentes de Macau, entre os quais dois banqueiros, candidataram-se ao lugar, mas para as candidaturas serem aceites precisam do apoio de pelo menos 20 membros do Comité de Selecção.

Edmundo Ho (He Houhua, em chinês), presidente da Associação de Bancos de Macau e membro do Comité Permanente da Assembleia Nacional Popular chinesa, é considerado o principal favorito.

O nome escolhido será confirmado pela Comissão Preparatória da RAEM, que se reúne logo no dia 16 de Maio, em Zhuhai, e depois submetido ao governo central chinês, para nomeação oficial.

Lusa/Fim