icon-ham
haitong

Macau/99: Sociedade multi-cultural deve ser mantida após transferência

Arquivo Lusa 1999

Macau, 20 Out (Lusa) - O governo da futura Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) "deve acarinhar os valores e a manutenção da sociedade multi-cultural que Macau representa", afirmou o secretário indigitado para os Assuntos Sociais e Cultura, Fernando Chui Sai On.

Em entrevista ao diário Jornal Tribuna de Macau, o futuro governante acrescenta ser intenção do executivo encontrar uma harmonia entre o desenvolvimento das referências culturais chinesas e  portuguesas e acentua haver a preocupação de não transformar Macau numa sociedade dominada pelo jogo, pelo que a promoção turística do território será centrada na vertente cultural.

Relativamente à saúde, uma das áreas sob a sua responsabilidade, Fernando Chui Sai On revela que o executivo irá encomendar estudos a especialistas estrangeiros sobre a política global de saúde para os próximos 10 anos, em resposta, aliás, "ao compromisso assumido pelo chefe do executivo indigitado no seu programa eleitoral".

O secretário indigitado revela ainda estar prevista a elaboração de outro estudo sobre a criação do Serviço Médico de Emergência (SME), que, sendo de alta qualidade técnica, não será sujeito a consulta pública, contrariamente ao que acontecerá com o relacionado com a política global de saúde.

"O problema vital da saúde prende-se com uma questão de confiança. Muitos residentes de Macau preferem gastar mais e receber tratamento médico nos territórios vizinhos (...), o que significa que as pessoas não têm confiança nos serviços médicos locais. Donde a necessidade de realizar estudos para dar à população de Macau o melhor serviço médico possível", sustentou.

O ensino, por seu turno, particularmente o superior, terá de ser revisto, dado que a qualidade não pode ser dissociada dos diversos quadrantes profissionais.

"As pesquisas científicas devem fazer parte integrante do ensino superior. É indispensável apostar nesta área e criar um arquivo informático consistente", acentuou o futuro responsável pelo sector do ensino em Macau.

Fernando Chui Sai On, 42 anos, o mais jovem secretário do executivo da futura RAEM, é médico de profissão e exerce actualmente os cargos de director da escola Kiang Ping e de chefe do departamento  Médico e Saúde da instituição de caridade Tong Sin Tong. Foi ainda deputado à Assembleia Legislativa entre 1992 e 1996.

Lusa/Fim