Macau/99: Polícias da China, Macau e Hong Kong em exercício marítimo
Arquivo Lusa 1999
Zhuhai, China, 08 Out (Lusa) - O Departamento de Segurança Pública da província chinesa de Guangdong (DSPG), a Policia Marítima e Fiscal de Macau (PMF) e a Polícia Marítima de Hong Kong (PMHK) realizaram hoje um exercício marítimo conjunto que envolveu cerca de 1.000 efectivos e 60 embarcações.
O exercício decorreu em águas do delta do Rio das Pérolas entre Macau e a Zona Económica Especial chinesa de Zhuhai e simulou a intercepção e captura de dez embarcações envolvidas no tráfico de imigrantes ilegais.
O secretário-adjunto do governador de Macau para a Segurança, Manuel Monge, que assistiu ao exercício, em que a PMF participou com 13 embarcações e 50 agentes, comentou a importância do exercício referindo que, "devido à reduzida dimensão geográfica de Macau, a segurança do território depende da segurança nas zonas fronteiriças".
Manuel Monge referiu-se igualmente ao combate ao crime organizado e a "actividades transfronteiriças de organizações criminosas", referindo que "tem sido preocupação e objecto de cooperação intensa entre as autoridades chinesas e as forças de segurança de Macau".
O secretário-adjunto manifestou ainda o "desejo de que o exercício permita estreitar ainda mais essas acções de cooperação para impedir a entrada em Macau de elementos indesejáveis, de armamento, de explosivos e de todos os elementos que tornam mais difícil a segurança em Macau".
O director do DSPG, Chen Shaoji, afirmou que o exercício conjunto de hoje "irá enviar a mensagem clara aos elementos criminosos de que não importa onde tentem refugiar-se serão eventualmente capturados e punidos".
Chen Shaoji referia-se à captura e julgamento na China, iniciado quinta-feira, do alegado membro de uma organização criminosa de Macau, Ye Cheng-jian, juntamente com 14 cúmplices.
O exercício de hoje integrou-se num conjunto de operações de segurança fronteiriça que estão a ser preparadas pelo DSPG na aproximação à transferência da administração de Macau de Portugal para a China em 19 de Dezembro.
O DSPG pretende mobilizar até finais de Novembro um total de cerca de 10.000 efectivos militarizados numa operação de segurança fronteiriça em toda a região do delta do Rio das Pérolas.
O exercício conjunto de hoje foi semelhante a outros realizados pelo DSPG e pela PMF em Maio e Outubro de 1997.
Lusa/Fim