icon-ham
haitong

Macau/99: Iong Weng Ian substitui Chan Kai Kit na Assembleia Legislativa

Arquivo Lusa 1999

Macau, 20 Set (Lusa) - A vice-presidente da "Associação das Senhoras Democráticas de Macau", Iong Weng Ian, 43, ganhou a eleição intercalar para um lugar deixado vago pelo deputado Chan Kai Kit na  Assembleia Legislativa do território.

Iong Weng Ian, contabilista de profissão, recebeu 71 dos 190 votos depositados na urna pelos membros da Comissão de Selecção, num acto realizado hoje de manhã no Centro de Actividades Turísticas do território.

Três outros candidatos receberam 60, 36 e 19 votos, respectivamente. Quatro membros da Comissão de Selecção depositaram na urna votos em branco.

Num processo iniciado no passado dia 01 e concluído na passada quarta-feira, os potenciais candidatos tinham de reunir o apoio de pelo menos 20 dos 199 membros da Comissão de Selecção, a fim de poderem ser considerados elegíveis.

No passado domingo, os candidatos apresentaram as respectivas plataformas perante os membros da Comissão, que colocaram hoje os seus votos na urna.

Nos termos da Lei Básica, a primeira legislatura da futura RAEM terá 23 deputados, com oito a ser eleitos por sufrágio directo, igual número por sufrágio indirecto e os restantes sete nomeados por  Edmund Ho Hau Wah, chefe do executivo.

Edmund Ho anunciou já que os nomes das sete pessoas a ser por si nomeados para esta legislatura de transição serão conhecidos até ao final da semana.

A Assembleia Legislativa de Macau tem 23 deputados antes e depois da transferência de administração, oito dos quais eleitos por sufrágio directo e igual número por sufrágio indirecto com os restantes sete a ser eleitos pelo Governador (antes da transferência) e pelo chefe do executivo (após a transferência).

A próxima legislatura a sair de eleições, em finais do ano 2001, terá 27 deputados, 10 escolhidos por sufrágio directo, igual número por sufrágio indirecto e sete de nomeação pelo chefe do executivo.

Lusa/Fim