icon-ham
haitong

Macau/99: Estados Unidos reconhecem passaportes da futura RAEM

Arquivo Lusa 1999

Macau, 23 Set (Lusa) - Os Estados Unidos anunciaram que vão reconhecer os passaportes e livres-trânsito a emitir pelo governo da futura Região Administrativa Especial de Macau (RAEM).

O anúncio foi efectuado quarta-feira em Macau pelo cônsul-geral dos Estados Unidos, Michael Klosson, tendo um comunicado sobre o assunto sido hoje enviado pelas autoridades norte-americanas aos órgãos de comunicação social do território.

Nos termos do comunicado, o governo norte-americano reconhecerá os passaportes da futura RAEM como documentos de viagem para visitas aos Estados Unidos.

Os detentores de tais passaportes poderão ainda ficar numa situação de igualdade quanto aos residentes de Hong Kong no que respeita à obtenção de vistos de longa duração (10 anos).

Por outro lado, os detentores de livres-trânsito da futura RAEM terão igualmente direito a vistos de entrada nos Estados Unidos embora a sua duração seja inferior à dos vistos atribuídos a quem  seja possuidor de passaporte.

A China anunciou recentemente que os chineses com residência permanente em Macau terão direito a passaportes da RAEM a partir de 20 de Dezembro. Livres-trânsito serão emitidos para todos que ainda não são considerados como residentes permanentes.

O comunicado recorda que não haverá alteração para os residentes em Macau detentores de passaporte português, os quais não precisam de visto para entrar nos Estados Unidos para negócios ou  turismo até um máximo de 90 dias.

Lusa/Fim