icon-ham
haitong

Macau/99: Destacamento avançado do Exército chinês já aquartelado

Arquivo Lusa 1999

Macau, 20 Out (Lusa) - Um destacamento avançado de 150 soldados do Exército Popular de Libertação, da China, encontra-se já na base militar onde ficará aquartelado o grosso das tropas chinesas que Pequim vai colocar em Macau.

A base, localizada em Nanping, sete quilómetros a sul da cidade de Zhuhai, cobre uma área de 15 hectares e funcionará como a unidade de apoio logístico às tropas do EPL que ficarão estacionadas em Macau.

De acordo com o diário Ou Mun, os soldados vão participar em exercícios até à transferência de administração, a 20 de Dezembro.

No domingo, o jornal Ou Mun anunciou entretanto que o major general Liu Yue Jun, 48 anos, chefe do estado maior do 41/o Corpo do EPL será o comandante da guarnição militar chinesa em Macau.

A nomeação foi decidida pela Comissão Militar Central, em Pequim, que nomeou igualmente o Major-General, He Xian Shu, 50 anos, colocado actualmente como director do departamento politico das  forças militares chinesas em Hong Kong, para o cargo de comissário político da guarnição militar chinesa de Macau.

O jornal refere também que o anúncio formal deverá ser feito quando faltarem 50 dias para a transferência da administração portuguesa para a China.

O jornal de Hong Kong "Apple Daily" escreve, por seu turno, que caso Portugal não concorde com a entrada de uma força militar antes de 20 de Dezembro as autoridades chinesas decidiram que esse  mesmo contingente, com cerca de 200 homens, entrará em Macau à civil sendo os militares colocados em empresas e outras instituições da China no território.

Lusa/Fim