icon-ham
haitong

Macau/99: Autoridades da RAEM devem abrir escritório em Taipé

Arquivo Lusa 1999

Macau, 29 Nov (Lusa) - As autoridades da futura Região Administrativa Especial de Macau devem abrir um escritório em Taiwan a fim de promover o território junto dos taiwaneses, afirmou William Li, director do gabinete de turismo e comércio de Taiwan em Macau.

"Se Macau pretende atrair mais investidores e turistas de Taiwan então tem de abrir um escritório em Taipé para promover o território e prestar informações a todos quantos as pretendam", justificou.

O director do gabinete precisou que as relações Taiwan-Macau têm-se aprofundado no passado mais recente", mas acrescentou que, no entanto, alguns quadros chineses do território têm vindo o colocar o  acento tónico nos factores políticos quando se referem ao relacionamento com Taiwan, o que, em sua opinião, "pode ter alguns efeitos negativos no futuro das relações bilaterais".

O director do gabinete de Taiwan recordou que trabalham na ilha nacionalista cerca de 35 mil residentes em Macau que enviam para o território cerca de 200 milhões de patacas por mês. Recordou igualmente que 30 por cento de todos os estudantes que concluem os seus estudos secundários em Macau seguem para Taiwan a fim de efectuar estudos universitários.

Mas, William Li salientou as declarações do vice-primeiro-ministro chinês Qian Qichen e do chefe do executivo designado da futura RAEM de interesse no aprofundamento das relações bilaterais para manifestar a sua esperança de que após 20 de Dezembro próximo as relações entre Macau e Taiwan venham a conhecer ainda maior desenvolvimento.

Lusa/Fim