icon-ham

Jornal oficial chinês destaca na primeira página 40 anos de relação

epaselect epa04492890 A Chinese government supporter is seen outside Parliament House in Canberra, Australia, 17 November 2014. Chinese President Xi Jinping, who attended the G20 Leaders Summit in Brisbane, will be delivering an address to the Australian parliament on 17 November.  EPA/LUKAS COCH AUSTRALIA AND NEW ZEALAND OUT

 

O principal jornal oficial chinês de língua inglesa assinala na primeira página o 40.º aniversário das relações diplomáticas Portugal-China, citando a vontade expressa pelos chefes de Estado dos dois países em impulsionar os laços bilaterais.

Na edição de fim-de-semana, o China Daily destacou o compromisso do Presidente chinês, Xi Jinping, e do homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, em "fazerem esforços concertados para impulsionar as relações bilaterais, visando beneficiar os dois países e os dois povos".

Portugal e a República Popular da China estabeleceram relações diplomáticas a 08 de fevereiro de 1979.

As relações bilaterais ficaram marcadas, nas primeiras duas décadas, pelo processo de transição de Macau para a soberania chinesa, mas, nos últimos anos, voltaram-se a intensificar, à medida que o país asiático se tornou num dos principais investidores em Portugal.

Na mensagem congratulatória enviada ao homólogo português, e citada pelo China Daily, Xi Jinping referiu que, nos últimos 40 anos, os dois países "têm promovido o desenvolvimento saudável dos laços bilaterais, no espírito do respeito mútuo".

Portugal e China "tratam-se com igualdade e beneficiam de uma cooperação assente em benefícios para ambos", afirmou o chefe de Estado chinês.

Xi destacou ainda o processo de transição de Macau para a soberania chinesa.

"Os dois lados estabeleceram um bom exemplo sobre como resolver questões herdadas da História através de consultas amigáveis", realçou.

O líder chinês destacou ainda o aumento das visitas de alto nível, desde que, em 2005, Lisboa e Pequim estabeleceram uma Parceria Estratégica Global, visando reforçar a cooperação nos domínios político, economia, língua, cultura e educação, ciência e tecnologia, justiça e saúde.

"A confiança política mútua foi aprofundada e resultados foram alcançados em várias áreas", escreveu.

Xi, que realizou, em dezembro passado, uma visita de Estado a Portugal, afirmou estar pronto para trabalhar com Marcelo Rebelo de Sousa para que o 40.º aniversário sirva como um "novo ponto de partida" para "elevar as relações bilaterais para um novo nível".

Segundo o China Daily, também o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, trocou mensagens congratulatórias com o homólogo António Costa.

Fundado no início da década de 1980, depois de o Partido Comunista Chinês ter adotado a política de "Reforma Económica e Abertura ao Exterior", o China Daily é o mais antigo jornal oficial chinês de língua inglesa, com edições diárias no continente, em Hong Kong e nos Estados Unidos, e edições semanais para a Europa e África.

João Pimenta