icon-ham
haitong

Indonésia devolve sete contentores de lixo a Hong Kong e França

Jacarta, 30 jul 2019 (Lusa) - A Indonésia devolveu a Hong Kong e França sete contentores de detritos ilegalmente importados, anunciou hoje um responsável local.


Estes contentores transportavam resíduos de eletrodomésticos, detritos plásticos e de materiais perigosos, em violação das regras de importação, de acordo com os serviços alfandegários da ilha Batam, situada em frente a Singapura.


"Os contentores foram devolvidos na segunda-feira e responsáveis estiveram no local para garantir a saída daquela carga", declarou um responsável das alfândegas locais Susila Brata.


Cinco destes contentores foram devolvidos a Hong Kong, e dois a França, numa altura em que os países do Sudeste Asiático multiplicam estas operações para evitarem ser lixeiras dos países ricos.


As autoridades estão agora à espera de autorizações para devolver 42 outros contentores de detritos para os Estados Unidos, a Austrália e a Alemanha.


No ano passado, a decisão da China de pôr fim à importação de detritos plásticos de todo o mundo desencadeou o caos no mercado mundial de reciclagem e obrigou os países desenvolvidos a encontrarem novos destinos para o lixo produzido.


Desde então, enormes quantidades de lixo têm sido reencaminhadas para o Sudeste Asiático, onde a capacidade de reciclagem é limitada.


Cerca de 300 milhões de toneladas de plástico são produzidas todos os anos. Uma grande parte acaba nas lixeiras ou no mar, de acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).



EJ // FPA


Lusa/Fim