icon-ham
haitong

Timor-Leste: Últimos refugiados timorenses deixam Macau rumo a Portugal

Arquivo Lusa 1999

Macau, 24 Nov (Lusa) - Os últimos 80 refugiados timorenses em Macau deixaram hoje o território rumo a Portugal, tendo, momentos antes da partida, endereçado agradecimentos ao governo português e à administração de Macau pelo apoio recebido.

Muitos dos timorenses contactados pela agência Lusa afirmaram pretender regressar a Timor-Leste a curto prazo.

"Vou a Portugal para tratar do futuro dos meus filhos e depois pretendo regressar a Timor, dado que o país precisa de empresários", disse Jorge Serrano, 29 anos, que se afirma como um novo empresário de Timor-Leste.

Virgílio Baptista Dias Marçal, que foi administrador do concelho de Baucau até ao final da ocupação indonésia, afirmou ir a Portugal deixar os seus filhos no Colégio Salesiano, após o que regressará ao seu país.

Um outro refugiado, Faustino da Costa, disse à agência Lusa que seguirá de imediato para Díli caso não consiga que seus filhos prossigam estudos em Portugal.

Além dos refugiados que hoje seguiram para Portugal, deixaram já Macau este mês cerca de 170 timorenses, alguns dos quais directamente para Timor-Leste.

O último grupo a partir directamente para o novo país deixou Macau na semana passada a bordo de um voo da Air Macau que, além dos timorenses, transportou ainda para Baucau ajuda humanitária do território.

Durante a sua estada em Macau, os timorenses residiram no Centro de Refugiados da Ilha Verde.

Lusa/fim