Cuba – Portugal: Guterres falou com Fidel sobre Macau e Timor-Leste
Arquivo Lusa 1999
+++ Por Manuel Carlos Freire e Inácio Rosa, enviados da Agência Lusa +++
Havana, 14 Nov (Lusa) - Timor-Leste e Macau foram temas abordados pelo presidente cubano, Fidel Castro, e pelo primeiro-ministro português, António Guterres, num encontro informal entre ambos no sábado à noite em Havana.
A reunião ocorreu pouco depois da chegada da comitiva portuguesa à capital cubana para participar na nona Cimeira Ibero-Americana, informou o porta-voz do primeiro-ministro.
Depois da cerimónia de recepção a que esteve presente o líder cubano, num gesto considerado "muito simpático" pela diplomacia portuguesa já que não se tratava de um Chefe de Estado, Fidel Castro António Guterres viajaram no mesmo carro até à residência oficial do Primeiro-Ministro.
A Internacional Socialista, de que António Guterres é o novo presidente, foi o tema de conversa durante a viagem, adiantou a fonte.
David Damião acrescentou que os dois estadistas estiveram depois reunidos durante cerca de 15 minutos para "beber um copo", tendo Fidel Castro oferecido charutos a António Guterres (que não fuma) numa caixa de madeira com o nome do Primeiro-Ministro gravado.
Os dois líderes políticos aproveitaram para falar da situação em Macau e Timor-Leste, assunto que esteve na base de um desentendimento entre os dois países devido à oposição expressa pelo representante de Cuba nas Nações Unidas quanto ao envio de uma força de paz para aquele território.
As divergências seriam ultrapassadas horas depois e com a intervenção directa de Fidel Castro, conduzindo à divulgação de um comunicado oficial onde era expresso o apoio de Cuba às posições portuguesas sobre Timor-Leste.
Lusa/Fim