Efemérides Lusa – 31 de agosto
Lisboa, 29 ago 2019 (Lusa) - Principais acontecimentos registados no dia 31 de agosto, Dia Internacional da Solidariedade:1811 - Nasce o escritor francês Teophile Gautier.1867 -- Morre, aos 46 anos, o poeta francês Charles Baudelaire.1888 - Jack, o Estripador, assassina a primeira vítima, Mary Ann (Polly) Nichols.1890 - Começa a construção do Santuário do Sameiro, perto de Braga.1901 - Os primeiros carros elétricos começam a circular em Lisboa.1908 - Nasce o escritor norte-americano William Saroyan, Prémio Pulitzer, autor de "The Time of Your Life".1919 - É abolida a censura à imprensa, na Irlanda.1939 - II Guerra Mundial. Adolf Hitler manda avançar os Panzers, rumo a Leste. No dia seguinte, as forças alemãs entrarão na Polónia.1940 - II Guerra Mundial. Pela primeira vez, desde o início do conflito, a força aérea britânica bombardeia Berlim.1941 -- Morre a escritora russa Marina Tsvetayeva, no degredo, autora de "Indícios Terrestres", "O Diabo", "Depois da Rússia". Tinha 48 anos.1958 -- Revolução Cubana. Partem, de Sierra Maestra, os batalhões comandados por Che Guevara e Camilo Cienfuegos, com destino a Havana.1961 - As últimas tropas espanholas deixam Marrocos.1963 -- Morre, com 81 naos, o pintor e escultor francês Georges Braque, pioneiro do cubismo, com Picasso.1973 - Morre o cineasta norte-americano John Ford, realizador de "A Desaparecida", "O Homem que Matou Liberty Wallence", "O Homem Tranquilo". Tinha 79 anos.1981 - A organização terrorista alemã Fação do Exército Vermelho faz explodir uma bomba na base aérea da NATO em Ramstein, RFA.1984 - A África do Sul concede a autodeterminação ao bantustão negro de Kangwane, na fronteira com a Suazilândia.1991 - O Uzbequistão proclama a independência.1992 -- É extinta a Alta Autoridade contra a Corrupção.1997 -- Morre, com 36 anos, Diana de Gales, num acidente de viação em Paris.1999 -- Os números do referendo em Timor-Leste sobre o futuro do território mostram uma participação de 98,6 por cento dos eleitores.2002 -- Morre, com 94 anos, o compositor de jazz Lionel Hampton, vibrafonista.
2003 - A Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, líder do movimento pró-democracia da Birmânia, começa uma greve de fome em protesto pela detenção ilegal.
- Morre Pavel Tigrid, resistente anticomunista checo. Tinha 85 anos.
2004 -- A Organização Mundial do Comércio determina a ilegalidade do pacote legislativo Byrd, perante as regras do comércio internacional, e reconhece à União Europeia e outros estados o direito de aplicar sanções contra os EUA.
2005 -- A Inspecção-Geral de Saúde arquiva os processos instaurados aos responsáveis da ARS Lisboa e o Ministério Público conclui não existir dolo, no âmbito do processo Hospital Amadora-Sintra.
-- Mário Soares anuncia a candidatura à Presidência da República.
- Furacão Katrina. Primeiro balanço aponta para cerca de dois milhares de mortos e para a destruição de mais de 85% dos lares do vale do Mississípi.
- Morre, com 96 anos, Joseph Rotblat, físico nuclear britânico de origem polaca, fundador das Conferências Pugwash, Nobel da Paz.
2006 - Termina o prazo do Conselho de Segurança da ONU para o Irão suspender o processo de enriquecimento de urânio. Teerão diz que "não cederá um milímetro".
- O Conselho de Segurança da ONU aprova o envio de uma força internacional para a região sudanesa de Darfur. O governo de Cartum rejeita a resolução.
2007 - O diploma que adapta o regime da Caixa Geral de Aposentações ao regime geral da segurança social em matéria de aposentação e cálculo de pensões é publicado em Diário da República.
- Os governos de Portugal e de Timor-Leste assinam o Programa Indicativo de Cooperação para os próximos quatro anos, estimado em 60 milhões de euros (cerca de 81,6 milhões de dólares americanos).
- O padre católico Luis Jorquera começa a ser julgado no Chile, por violações dos direitos humanos durante a ditadura do presidente Augusto Pinochet.
- O escritor Mario Roberto Morales, dissidente da já extinta guerrilha esquerdista guatemalteca, é distinguido com o Prémio Nacional de Literatura Miguel Ángel Astúrias.
2008 -- Morre o poeta e crítico literário Joaquim Castro Caldas, no Hospital de São João, no Porto. Tinha 52 anos.
2009 -- Morre, aos 59 anos, José João Zoio, antigo cavaleiro tauromáquico.
2010 -- EUA terminam a "Operação Liberdade" no Iraque, que começou em 2003.
- Morre o antigo ciclista francês Laurent Fignon, duas vezes vencedor do Tour de França (1983, 1984). Tinha 50 anos.
2011 - O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, anuncia a aplicação de uma taxa, apelidada "de solidariedade", de 2,5 por cento para os contribuintes do escalão mais elevado de IRS e de 3 para as empresas com lucros acima de 1,5 milhões de euros, bem como o fim das deduções à coleta com despesas de saúde, educação e encargos com imóveis para os sujeitos passivos dos dois últimos escalões de rendimentos.
2012 - Realizam-se eleições gerais em Angola que reconduzem José Eduardo Santos como Presidente da República.
2013 -- Morre, aos 74 anos, David Frost, jornalista britânico famoso pelas suas entrevistas com o ex-presidente norte-americano Richard Nixon.
- Morre, com 76 anos, o empresário Jorge Espírito Santo.
2014 - Fernando Chui Sai On é reeleito para um segundo e último mandato como chefe do Executivo de Macau, com 380 votos, por uma comissão eleitoral composta pela primeira vez por 400 elementos.
- Divulgados resultados da primeira pergunta de referendo civil em Macau, considerado ilegal pelas autoridades, com cerca de 95% dos 8.688 votantes a apoiar a introdução do sufrágio universal para a eleição do chefe do Executivo, em 2019.
- A Guarda Marítima tunisina recupera 41 cadáveres de imigrantes afogados nas costas da cidade de Ben Gardane. No dia seguinte, a marinha italiana resgata mais de 3.800 imigrantes sem documentos que viajavam em vários barcos pelo Canal da Sicília a partir das costas norte-africanas.
2015 - A ONU anuncia que imagens obtidas por satélite confirmam a destruição do templo de Bel, joia da cidade antiga de Palmira, no deserto da Síria.
- Cerca de 100 polícias e militares ficam feridos depois da explosão de uma granada durante uma manifestação em frente do parlamento da Ucrânia.
2016 - A Presidente brasileira com mandato suspenso, Dilma Rousseff, perde o mandato presidencial depois de uma votação no Senado (câmara alta parlamentar) em Brasília.
- Michel Temer é empossado no cargo de Presidente do Brasil numa cerimónia realizada no Senado (câmara alta parlamentar), em Brasília.
- Morre Luís Bastos, antigo futebolista cabo-verdiano considerado por muitos como o maior de sempre no país e que chegou a treinar no Benfica. Tinha 75 anos.
- Morre, com 87 anos, a atriz Anna Paula, cuja carreira passou sobretudo pela televisão, em telenovelas como "Vila Faia" e em filmes como "O Costa d´África".
2017 -- Morre Richard Anderson, ator norte-americano, aos 91 anos, em Beverly Hills, na Califórnia.
============================.Este é o ducentésimo quadragésimo terceiro dia do ano. Faltam 122 dias para o termo de 2019.Pensamento do dia: "O Homem livre sempre gostará do mar", Charles Baudelaire (1821-67), escritor, poeta e crítico francês.Lusa/Fim.