icon-ham
haitong

Jiang Zemin: 30 horas de visita a Portugal

Arquivo Lusa 1999

Lisboa, 24 Out (Lusa) - O presidente chinês, Jiang Zemin, chega terça-feira a Lisboa para uma visita de Estado de 30 horas a Portugal, com uma agenda apertada em Lisboa e no Porto sob forte medidas de segurança.

Em resposta a um convite feito pelo presidente português, Jorge Sampaio, durante a visita oficial à China em Fevereiro de 1997, Jiang chega a Lisboa cerca das 10:45, procedente de Paris, tendo à sua espera no aeroporto militar o chefe de Estado português.

Após as tradicionais cerimónias de chegada, os dois chefes de Estado seguem para a Praça do Império, onde Jiang recebe honras militares, ouve os hinos dos dois países e deposita uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos.

Depois de um almoço privado, Jiang segue às 15:30 para o Palácio de Belém, onde terá um encontro com Sampaio, estando prevista uma declaração oficial dos dois presidentes depois da reunião.

Cerca de duas horas e meia depois, Jiang é recebido na Câmara Municipal de Lisboa pelo presidente da edilidade, João Soares, que, à semelhança do que fará o seu homólogo do Porto, no dia seguinte, lhe entregará as chaves da cidade.

Sampaio oferece um banquete em honra do seu homólogo chinês no Palácio Nacional da Ajuda, em que ambos os chefes de Estado farão um discurso.

À margem da visita, os ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Jaime Gama, e China, Tang Jiaxuan, reúnem-se às 12:00 no Palácio das Necessidades, tendo em agenda as relações bilaterais, o  processo de transição de Macau, as relações UE-China e Timor-Leste, seguindo-se uma conferência de imprensa conjunta.

Quarta-feira, segundo e último dia da visita, a agenda começa a ser cumprida às 09:00, com a  deslocação de Jiang à Assembleia da República (AR), onde terá um encontro com o presidente do Parlamento, António Almeida Santos, e líderes parlamentares, seguido de uma rápida visita ao Palácio de S. Bento.

Cerca de 45 minutos depois, às 09:45, Jiang é recebido pelo primeiro-ministro, António Guterres, na residência oficial do chefe do Governo.

Ás 11:30, o presidente chinês parte para o Porto, onde recebe as "chaves da cidade", seguindo-se de um almoço oferecido novamente por Sampaio, desta vez no Palácio da Bolsa.

Após uma curta visita à "cidade invicta", designadamente ao Miradouro da Serra do Pilar e às Caves Ferreira, Jiang segue para o aeroporto, de onde partirá de regresso a Pequim.

Lusa/Fim