icon-ham

Mais de 1,2 milhões em Macau na Semana Dourada

Um participante desfila na parada de celebração do Ano do Porco, em Macau, China, 07 de fevereiro de 2019. A marcar o terceiro dia do novo ano lunar do porco e como parte das celebrações dos 20 anos do estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), teve lugar esta noite em Macau, mais uma parada contando com artistas locais e internacionais. CARMO CORREIA/LUSA

 

Mais de 1,2 milhões de visitantes entraram em Macau na semana do Ano Novo Chinês, o que representa um aumento de 26,6% em relação ao ano passado, informaram as autoridades.

De acordo com a página da Direção dos Serviços de Turismo de Macau, Macau registou a entrada de 1.213.487 milhões de pessoas entre segunda-feira (04 de fevereiro) e domingo (10 de fevereiro), a "semana dourada" do Ano Novo Chinês deste ano.

Os postos fronteiriços das Portas do Cerco (601.185) e da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau (191.799) foram aqueles que registaram maior movimento. O quarto dia das comemorações do Ano do Porco, quinta-feira, foi o que registou o maior número de entradas, com 226.874 entradas de visitantes.

Também na quinta-feira, mais de 800 animadores e 18 carros alegóricos integraram um segundo desfile – a Parada do Ano do Porco - que também assinalou o arranque das celebrações do 20.º aniversário do estabelecimento da região administrativa especial chinesa.

A noite ficou também marcada por um espetáculo de fogo-de-artifício, lançado a partir de plataformas situadas no meio do rio das pérolas.

Macau assinala a passagem do Ano Novo Chinês, a principal festa das famílias chinesas, com três feriados.

 

Aeroporto recebeu 180 mil

Por seu turno, o aeroporto internacional de Macau recebeu, entre terça-feira e domingo passados, 180 mil passageiros e registou cerca de 1.300 voos de e para o território.

De acordo com o comunicado da Companhia do Aeroporto de Macau (CAM), trata-se de um aumento de 18%, em passageiros e em voos, em relação a igual período do ano anterior.

A CAM indicou ainda ter registado 32.100 passageiros só no domingo passado, o que representa um novo recorde no volume diário de passageiros.

No início deste ano, o aeroporto de Macau acrescentou três novas rotas internacionais às suas operações, Wenzhou (China), Chiang Rai (Tailândia) e Cebu (Filipinas).

Os Serviços de Turismo de Macau indicaram que o território registou a entrada de 1.213.487 milhões de pessoas entre segunda-feira (04 de fevereiro) e domingo (10 de fevereiro), a "semana dourada" do Ano Novo Chinês deste ano.

 

Elsa Jacinto