icon-ham
haitong

Macau regressa à normalidade após passagem de tufão

Arquivo Lusa 1999

Macau, 16 de Setembro (Lusa) - A cidade de Macau está a regressar à normalidade depois de ter estado praticamente paralisada desde as 06:00 devido à passagem do tufão York, que trouxe muita chuva e ventos que chegaram a atingir 115 km/h.

O sinal número 10 de tempestade tropical, o mais elevado, foi arreado pelas 20:00, com os Serviços Meteorológicos de Macau a informarem que o sinal número oito deverá ser substituído pelo número 3  por volta da meia-noite de hoje.

Tendo acordado com o sinal número oito, a cidade não chegou a sair para a rua dado que os transportes públicos deixam de funcionar, os serviços públicos e escolas mantêm-se encerrados e as pessoas que vivem nas ilhas da Taipa e Coloane não podem entrar em Macau devido ao encerramento ao tráfego nas duas pontes.

Também a partir do mesmo sinal deixa de haver transportes marítimos entre Macau e Hong Kong.

Ao longo do dia de hoje muita água caiu em Macau, acompanhada de vento forte com rajadas que atingiram mais de 100 km/h mas, além de alguns ramos de árvores partidos, sinais e reclames publicitários derrubados, nada de grave aconteceu.

Os barcos de pesca e alguns cargueiros abrigaram-se no Porto Interior, as pessoas ficaram em casa e os bombeiros tiveram de intervir apenas para impedir que alguns típicos andaimes chineses em bambu, fora da sua posição vertical devido à acção dos ventos, pudessem cair e aleijar algum transeunte que tivesse decidido enfrentar os elementos.

Embora tenha chovido muito, a rede pluvial aguentou-se e apenas numa passagem subterrânea junto às Portas do Cerco houve a registar uma pequena inundação.

Lusa/Fim