icon-ham
haitong

Fogo-de-artifício entre Macau e Zhuhai celebra aniversário

epa02943918 Fireworks explode during the closing of the 23rd International Festival of Fireworks in Macau, 01 October 2011. The event took place on the same day as the celebration of the 62nd anniversary of the People's Republic of China.  EPA/CARMO CORREIA

Mais de 160 mil disparos de fogo-de-artifício e efeitos especiais com desenhos das famosas Ruínas de São Paulo vão compor o espetáculo entre Macau e Zhuhai para celebrar o 20.º aniversário do território.

“Um total de 160 mil disparos de fogo-de-artifício durante 30 minutos, lançados de quatro barcaças e 16 plataformas de efeitos especiais, e envolvendo também pela primeira vez barcos não tripulados e drones, para apresentar uma noite de exibição pirotécnica festiva de grande impacto”, anunciou o Governo de Macau, em comunicado.

O espectáculo que vai acontecer no dia 22 de dezembro, dois dias depois da data que assinala o 20.º aniversário da passagem da administração de Macau de Portugal para a China, vai ter ainda 56 barcos não tripulados e 600 drones que através de efeitos especiais vão “formar as palavras ‘Macau e Zhuhai Unidos em Família’ (em caracteres chineses),  o número 20, o desenho das Ruínas de São  Paulo, da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, entre outras imagens”, lê-se na mesma nota.

Em conferência de imprensa, o diretor do Conselho de Gestão da Nova Zona de Hengqin em Zhuhai, Yang Chuan,  sublinhou que esta “cooperação assume-se de um profundo significado”.

O objetivo é "construir uma ponte amigável entre os residentes dos dois locais e comemorar em conjunto o 20.º Aniversário do Retorno de Macau à Pátria”, enfatizou o responsável chinês.

 

Miguel Mâncio