icon-ham

Efemérides Lusa – 14 de novembro

Lisboa, 12 nov 2019 (Lusa) - Principais acontecimentos registados no dia 14 de novembro, Dia Mundial da Diabetes e Dia Mundial da Usabilidade:


1831 -- Morre, com 61 anos, o filósofo alemão Friedrich Hegel, autor de "Fenomelogia do Espírito" e "Princípios da Filosofia do Direito".



1838 - Morre José Ferreira Borges, autor do primeiro Código Comercial português. Tinha 52 anos.



1839 - Nasce, no Porto, o escritor português Júlio Dinis, pseudónimo de Joaquim Guilherme Gomes Coelho, autor de "As Pupilas do Senhor Reitor" e "Uma Família Inglesa".



1851 - É lançado o romance de Hermann Melville "Moby Dick".



1890 - Assinatura do acordo anglo-português sobre o Zambeze, garantindo aos ingleses o controlo da região.



1913 - Regina Quintanilha é a primeira mulher a advogar um processo no Tribunal da Boa-Hora, em Lisboa, sob a presidência do juiz Miguel Horta e Costa, barão de Santa Comba Dão. A imprensa diária faz-lhe referências em tom elogioso.



1922 - Começa o serviço de rádio da BBC.



1935 - O presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt proclama as Filipinas uma comunidade no âmbito dos EUA, assegurando-lhes a independência em 1946.



1940 - II Guerra Mundial. Bombardeiros alemães, de Hitler, destroem quase por completo a cidade inglesa de Coventry.



1946 - Morre, na Argentina, onde se encontrava exilado, o compositor espanhol Manuel de Falla, nome da Geração de 1927, autor de "Noite nos Jardins de Espanha". Tinha 69 anos.



1961 - Portugal abandona a reunião da IV Comissão da ONU, quando a organização decide ouvir dirigentes do Movimento de Libertação da Guiné e Cabo Verde.



- Partem para Angola os primeiros fuzileiros portugueses.



1974 - É constituído o Tribunal Russel, na Suécia, para os crimes de guerra no Vietname.



1984 -- O Caixa - Banco de Investimento estabelece-se em Portugal, como filial portuguesa do Manufacturers Hanover Trust Company, tornando-se o primeiro banco estrangeiro a ser autorizado a iniciar atividade, no seguimento da liberalização do setor bancário em fevereiro de 1984.



1990 - Os deputados comunistas José Magalhães e Jorge de Lemos abandonam o PCP.



1994 - Levantamento popular em Díli, contra a ocupação indonésia de Timor Leste, causa 57 feridos e mais de 70 prisões.



1995 - Acoplagem do vaivém norte-americano Atlantis com a estação espacial russa Mir.



- É lançada a Companhia ferroviária Eurostar, que atravessa o túnel do Canal da Mancha.



1997 - Pela primeira vez na história de Marrocos, a população elege, por sufrágio direto e universal, 325 deputados para a Câmara Baixa do Parlamento.



2002 - Primeiros sinais de derrame do petroleiro Prestige, que apontam para a perda de 3000 toneladas de fuel óleo. Um rebocador espanhol afasta o petroleiro para águas internacionais.



2003 - Ataque a jornalistas portugueses no Iraque, na estrada para Bassorá.



- O Tribunal Criminal da Boa Hora determina a repetição do julgamento de João Vale e Azevedo, no caso Euroárea.



- É inaugurado, em Taiwan, o maior arranha-céus do mundo com 508 metros de altura.



2004 -- Pedro Santana Lopes é eleito presidente do PSD, com 86% dos votos, no Congresso do partido em Barcelos.



- O líder palestiniano Mahmoud Abbas, candidato à sucessão de Yasser Arafat, escapa ileso a um atentado a tiro, em Gaza.



2005 -- É anunciada a distribuição gratuita da "pílula do dia seguinte" nos centros de saúde e nos hospitais.



- O Governo francês prolonga por três meses o estado de emergência, para responder a crise de violência urbana no país.



2006 -- A África do sul torna-se o primeiro país do continente africano a permitir o casamento de pessoas do mesmo sexo, depois de a proposta ter sido aprovada no parlamento.



- O violinista russo Vladimir Spivakov é nomeado artista da UNESCO para a paz.



- Morre, aos 76 anos, Fernando Augusto Santos Martins, antigo ministro da Indústria e ex-presidente da TAP.



2007 - Cientistas britânicos descobrem uma forma de produzir uma vacina contra o cancro a partir das células cancerígenas do paciente e que poderá ser usada para tratar o seu próprio tumor.



- O Parlamento europeu anuncia a dissolução do seu grupo de extrema-direita, dez meses depois de ser criado, na sequência de uma disputa italo-romena sobre ciganos.



- Uma sepultura romana com cerca de dois mil anos é descoberta num largo situado no centro de Faro quando se procediam a obras de requalificação urbana



2008 - Milhares de estudantes do ensino básico e secundário manifestam-se em vários pontos do país contra o regime de faltas, em protestos convocados por SMS, levando pais, Governo e PS a falar de instrumentalização dos alunos.



2009 - Casamento homossexual. Um tribunal de Buenos Aires abre caminho aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, na capital argentina, ao autorizar a primeira aliança entre dois homens, na América Latina, a maior região católica do mundo.



2010 - O anúncio da criação de um fundo de mil milhões de dólares (730 milhões de euros) para desenvolver as relações entre a China e os países lusófonos figura como a principal novidade da III Conferência Ministerial do Fórum Macau.



2012 - Greve geral promovida pela CGTP em protesto contra o agravamento das políticas de austeridade e em defesa de políticas alternativas que favoreçam o crescimento económico.



- A Polícia de Segurança Pública carrega sobre manifestantes em frente à Assembleia da República. Dos confrontos resultam várias dezenas de feridos -- polícias e manifestantes -- e algumas detenções.



2013 - A Irlanda anuncia que vai sair do programa de assistência financeira em dezembro sem necessidade de um programa cautelar.



- O Eurogrupo dá luz verde a uma saída de Espanha do resgate à banca, que termina em janeiro, sem qualquer ajuda adicional, após 18 meses de programa de assistência.



- O Supremo Tribunal Federal brasileiro decide pela prisão imediata dos réus do "mensalão" que já possuem condenações definitivas, entre eles o ex-ministro José Dirceu.



- O Governo aprova uma resolução que cria a Instituição Financeira de Desenvolvimento, que deverá estar em funcionamento no final do primeiro semestre de 2014.



2014 - O futebolista internacional português Cristiano Ronaldo torna-se o melhor marcador da história dos Europeus de futebol, a solo, ao marcar o 23.º golo, à Arménia, no Estádio Algarve.



- É lançada a Companhia ferroviária Eurostar, que atravessa o túnel do Canal da Mancha. A empresa nasce do desejo de Paris e Londres de ligar as duas capitais por comboio.



- Morre Afonso Van-Dúnem "Mbinda", nacionalista angolano conhecido pela participação na luta anticolonial. Tinha 73 anos.



- Morre, aos 74 anos, Alberto Madruga da Costa, antigo presidente do Governo dos Açores.



2015 -- Morre, aos 78 anos, José César Paulouro das Neves, antigo embaixador de Portugal em Moçambique, Madrid, Paris e Roma.



2016 -- Morre, aos 80 anos, Miguel Veiga, advogado e fundador do PSD.



2017 - A Ordem dos Médicos dá parecer favorável ao primeiro pedido de gestação de substituição em Portugal, o de uma avó que está disposta a gerar um filho da sua filha, que retirou o útero por razões clínicas.



===========.



Este é o tricentésimo décimo oitavo dia do ano. Faltam 47 dias para o termo de 2019.



Pensamento do dia: "A poesia está guardada nas palavras - é tudo o que eu sei". Manoel de Barros (1916), poeta brasileiro.



Lusa/Fim.