icon-ham
haitong

Chui Sai On diz que Macau é fiel cumpridor da norma “um país, dois sistemas”

O chefe do Executivo de Macau, Fernando Chui Sai On, discursa no jantar de celebração dos 20 anos da Região Administrativa Especial de Macau, China, 19 de dezembro de 2019. GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DE MACAU (GCSM)/LUSA

O chefe do Executivo de Macau disse que o território prova que o princípio "um país, dois sistemas" é "totalmente viável" e um sucesso, referindo-se ao sistema político que diferencia Macau e Hong Kong do resto da China.

Para Fernando Chui Sai On, que cessa funções na sexta-feira, ao longo do seu último mandato à frente do Governo de Macau ficou "demonstrado ao mundo o sucesso da aplicação do princípio 'um país, dois sistemas' com características próprias de Macau e comprovado que o princípio 'um país, dois sistemas' é totalmente viável, alcançável e querido por todos".

Chui Sai On falava perante o Presidente da China, Xi Jinping, durante um jantar de celebração do 20.º aniversário da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), que em 20 de dezembro de 1999 regressou à tutela da China, depois de mais de 400 anos de administração portuguesa.

 

Margarida Pinto