icon-ham

BREVES: Sul

Redação, 16 set 2019 (Lusa) - Notícias breves da região Sul:




BEJA: Abertas candidaturas à mobilidade de estudantes do Politécnico



Estudantes do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) interessados em estudar noutra instituição de ensino superior em regime de mobilidade académica durante o 2.º semestre do ano letivo de 2019/2020 podem candidatar-se até ao dia 03 de outubro.


Segundo o IPBeja, as candidaturas destinam-se aos estudantes de todos os ciclos de estudo e a frequência de um período de estudos noutra instituição parceira pode ser feita através de um dos vários programas de mobilidade existentes na instituição, nomeadamente Erasmus+, Bartolomeu de Gusmão, Macau e Vasco da Gama.


À exceção do programa Vasco da Gama, que é de mobilidade interna entre escolas do ensino superior politécnico em Portugal, todos os outros programas de mobilidade internacional permitem aos estudantes o acesso a uma bolsa e o IPBeja oferece ainda um complemento de bolsa de 250 euros para ajudar os alunos a suportar as despesas.


Os interessados devem candidatar-se através do Portal IPBeja Mobilidade Net e em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos podem dirigir-se ao Gabinete de Relações Internacionais da instituição.




CASTRO VERDE: Câmara investe 248 mil euros em apoios a alunos



A Câmara de Castro Verde vai investir este ano letivo 248.000 euros em apoios económicos a 69 alunos carenciados e no pagamento de transporte público a 250 estudantes dos ensinos básico e secundário.


Segundo o município, do distrito de Beja, os apoios económicos aos 69 alunos de famílias carenciadas e dos escalões A e B destinam-se a material escolar e alimentação.


No caso dos transportes, a autarquia assegura o pagamento total do transporte público a 250 alunos de todos os níveis de ensino até ao 12.º ano.




SANTIAGO DO CACÉM: Câmara paga valor total dos passes escolares



A Câmara de Santiago do Cacém (Setúbal) divulgou que, neste ano letivo, vai pagar a totalidade do valor dos passes escolares dos alunos do concelho, num investimento de 520 mil euros.


Esta medida abrange os alunos de todos os anos de escolaridade e de qualquer escalão de rendimentos, anunciou o município, que destacou também suportar a aquisição dos livros de fichas a todos os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, sem necessidade de devolução.


Além disso, segundo a autarquia, vão manter-se, "de forma gratuita, as Atividades de Animação e Apoio à Família no pré-escolar", o que "permite que os pais deixem as suas crianças em horário alargado, acompanhadas por funcionárias" camarárias.




ARRAIOLOS: Câmara oferece fichas de trabalho dos manuais



A Câmara de Arraiolos (Évora) divulgou ter oferecido a todos os alunos do 1.º ciclo as fichas de trabalho dos respetivos manuais escolares, que são também gratuitos.


As ações de entrega das fichas de trabalho já decorreram nas escolas básicas do concelho, em Arraiolos, Sabugueiro, Vimieiro e Igrejinha.


Segundo a câmara, esta medida, integrada na política educativa de apoio aos alunos, "constituí um contributo significativo para as famílias do concelho, para as quais os custos escolares têm um peso importante no seu orçamento".




PORTALEGRE: Associação de futebol distingue personalidades



A Associação de Futebol de Portalegre (AFP) anunciou hoje que vai atribuir o título de sócio de mérito a três personalidades ligadas ao desporto naquela região alentejana.


As distinções vão ser atribuídas ao presidente da direção do Sporting Clube Campomaiorense, João Manuel Nabeiro, ao árbitro Paulo Baptista e a título póstumo a José Pinheiro Moura, pelo legado que deixou no desporto e no associativismo.



RRL/LL/HYT // MLS


Lusa/Fim